Começou!

Finalmente! Depois de longos meses de espera, a temporada 2012 da Formula 1 começou. Agora, algumas das interrogações que vinham enchendo nossas cabecinhas finalmente começam a se esclarecer.

Para começar, a maior novidade da temporada: os bizarros bicos rebaixados. Ao que parece, a alteração de uma regra de segurança acabou favorecendo a McLaren, que (coincidentemente) já tinha um chassi naturalmente mais baixo que os outros. Se isso tem alguma coisa a ver com algum mexe das internas para abalar a hegemonia da Red Bull, é caso para nossas mentes paranoicas continuarem imaginando teorias da conspiração. A propósito do resultado estético pavoroso dessa novidade, eu ouvi, durante a corrida, um comentário mais ou menos assim: “a Formula 1 não vai resistir a manter carros tão feios.” Confesso que achei a observação engraçadíssima, mas fiquei me perguntando se não teria um fundo de verdade. Afinal, o que é mais importante para a categoria mais prestigiada do mundo? Proteger seus pilotos ou ter os carros mais lindos? A conferir.

Ainda na seara da vitoriosa McLaren, eu tenho que dizer que me dá uma certa dor no coração ver o Hamilton arrebentando no qualifying, pra depois fazer uma largada pífia e jogar a corrida no colo do administrador de carros Jenson Button. Eu sei que o estilo de pilotagem do Button é esse e blá blá blá, e ele dá resultado assim, e já foi campeão do mundo. Mas realmente não me enche os olhos, e eu ainda reluto em colocá-lo no rol dos grande pilotos do grid. Principalmente porque era impossível não ser campeão no ano em que ele foi: pilotando aquele carro da Brawn que era uma uva e tendo o Rubens Barrichello como companheiro de equipe.

De qualquer maneira, a cara de cobre* do Hamilton ao final da corrida não foi justificável. O próprio Vettel, que vinha de uma superioridade absurda na temporada anterior, ganhando tudo, e na primeira corrida da temporada teve que ralar um bom bocado pra chegar em segundo, estava feliz da vida. Provavelmente por ter percebido que a imensa vantagem da Red Bull com relação aos outros carros já se foi totalmente pelo ralo. A verdade é que, apesar de Button ter largado na frente, a temporada a recém começou e Hamilton ainda deve contar com suas benesses dentro da McLaren. É hora de, pelo menos fora das pistas, ter paciência.

Button e Vettel no pódio: só alegria

Outro momento fuéns foi a saída prematura de Romain Grosjean, quando todo mundo estava curioso pra ver até onde a nova Lotus (ex-Renault) poderia chegar. A frustração foi maior ainda pelo desempenho fraco de Kimi Raikkonen.

Mas a grande decepção da corrida, na minha opinião, foi o desempenho da Mercedes. O carro parecia muito bem nascido, mostrou clara superioridade com relação à Ferrari nos treinos livres, e ameaçava rivalizar com a Red Bull. Mas, na hora da corrida, Schumacher acabou fora e Rosberg se perdeu. Vamos esperar para ver se não vai ser mais um ano de “quase” para os alemães.

E se a grande decepção do domingo foi a Mercedes, o que sobra para Felipe Massa? (#trollface) Bom, para mim pessoalmente não foi uma decepção, simplesmente porque não havia expectativas. O desempenho de Massa vem sendo frustrante não é de hoje, e o seu enrosco bisonho com Bruno Senna foi apenas mais uma demonstração disso.

Bruno Senna, aliás, saiu num lucro de 100000% no final da corrida. Na verdade, ele praticamente acertou na loteria na última volta, quando seu companheiro de equipe Pastor Maldonado, que andava pra cruzar a linha de chegada em sexto (!) lugar, errou e jogou sua Williams no muro. Tudo bem que a superioridade do “Maldanado” já era esperada com relação ao Bruno, em vista de seu um ano a mais de experiência na equipe. Mas, estreante ou não, é sempre bom começar a temporada sem levar uma lambada do companheiro de equipe.

Bruno Senna: mais sorte que juízo

Na verdade, ainda é cedo para fazer maiores previsões. A temporada é longa e o GP da Austrália mostrou algumas mudanças no status quo que ainda parecem confusas e carecem de confirmação. A McLaren está mesmo um degrau acima? A Red Bull tem mais para mostrar? A Mercedes vai deslanchar? A Lotus vai se colocar no pelotão da frente? A Ferrari foi realmente pro brejo? A Hispania vai conseguir ficar dentro do limite de 107% em alguma corrida? (OK, eu sei, who cares about Hispania?)

Após o primeiro GP da temporada, eu só tenho uma certeza: alguém precisa dar um vidro de xarope pra garganta pro Galvão Bueno! Porque ficar a corrida inteira com aquela voz de novo não tem condições.

Até a Malásia!

*Para maiores esclarecimentos, vide a tabela periódica

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